Doenças Cardíacas

Doenças Cardíacas

 

Cardiologia Veterinária visa tratar e prevenir as doenças do coração.

A cardiologia é uma especialidade da Medicina Veterinária que visa o diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças do coração e do sistema circulatório.

Doenças cardíacas podem surgir em qualquer idade, sendo mais comuns em animais geriátricos ou idosos entre 9 a 11 anos, e quando corretamente tratadas permitem uma vida de excelente qualidade ao animal.

A sobrevida de cães e gatos vem aumentando, devido principalmente a qualidade dos serviços veterinários prestados, facilitando assim o diagnostico das doenças cardíacas.

As cardiopatias em cães idosos são geralmente causadas por alterações em válvulas cardíacas ou no músculo cardíaco (miocárdio). Algumas raças de cães são mais predispostas a determinados problemas do que outras, sendo as principais cardiopatias adquiridas pelos cães e gatos: Insuficiência valvar, Cardiomiopatia Dilatada, Cardiomiopatia Hipertrófica e alterações cardíacas congênitas.

Algumas alterações podem ser observadas pelo tutor do animal: como apatia, intolerância ao exercício, redução do apetite e peso corporal, tosse, dificuldade respiratória, língua roxa ou azulada, desmaios/ sincope, distúrbio de crescimento em filhotes, observados esses sinais é fundamental levar ao veterinário especializado em Cardiologia Veterinária para um diagnóstico mais correto e preciso de alguma alteração cardíaca.

Quanto mais cedo for feito o diagnóstico da doença cardíaca maiores são as chances de sucesso no tratamento do paciente, que ocorrera de acordo com a afecção apresentada por cada animal, sendo a conduta terapêutica dependente da fase de insuficiência cardíaca congestiva apresentada.

Doença cardíaca não significa falência cardíaca, portanto muitos animais com problema cardíaco não apresentam sintomatologia e são capazes de viver com boa qualidade de vida.

Daniela Vampré

danivet2006@hotmail.com
32-99977-3336
Médica Veterinária especializada em cardiologia pela Anclivepa – SP

 


WhatsApp chat